Travessia Campo dos Padres (Rio Canoas)

Quatro bravos bruxos da montanha estiveram 4 dias dispostos a encarar uma das mais bravas e espetaculares travessias que a equipe Mountain Trace já realizou. A travessia tinha o objetivo principal de passar na nascente do Rio Canoas e percorre-la até o bairro do Canudos em Urubici. A saída ocorreu às 13:40 do dia 29 de junho na margem do rio Santa Barbara em Alfredo Wagner na região do Pedra Branca. A equipe estava muito motivada pois sabíamos que iriamos enfrentar chuvas, temperaturas abaixo de zero, autonomia, etc, e como somos movidos a desafios, encaramos o desafio sem pestanear. O ataque ao platô inicial do Pedra Branca ocorreu em menos de 3 horas, o que surpreendeu o orientador do grupo, o Lilo, para isso nos demos o luxo de fazer uma boa parada para nos nutrir e também dar motivação ao grupo com o visual dos Soldados de Seubert e a espetacular Serra que dava inicio e seguia até o Rio Grande do Sul. Feito, seguimos até o fim de tarde onde escolhemos nosso local de acampamento que parcialmente conseguia se proteger do forte vento Oeste que batia na montanha, mas volta e meia demonstrava que sua força trazia carregadas nuvens de chuva, o que não preocupou a equipe que independente do clima tinha foco no objetivo e equipamento adequado para as adversidades. Esse acampamento esteve localizado a aproximados 100 metros ao Sudoeste da nascente do Rio Santa Barbara, ou seja, começamos e acabamos o dia percorrendo o rio da sua margem larga até sua nascente entre as rochas. Ao amanhecer construímos uma grande Perca, e assim demos inicio ao longo da Travessia com varias percas para darmos acompanhamento a missão da Mountain Trace em promover o Montanhismo aos interessados. O dia estava maravilhoso e as montanhas não ficaram com vergonha e apareceram majestosas e imponentes, com o deslocamento a todo vapor, nossos intervalos foram maiores, afinal não é somente passar pelos platôs, mas aprecia-los. O forte vento permaneceu no próximo dia e nisso grande parte do grupo trabalhou na observação meteorológica, e pouco antes do meio dia fracos chuviscos atingiam o grupo, mal e mal usamos corta-chuva, porém um pouco mais tarde tivemos chuvas isoladas com maior intensidade, sendo obrigatório o uso de equipamentos a prova de água. Felizmente o primeiro desafio foi cumprido, superar a esperada chuva, mas na sequência sabíamos da baixa na temperatura e mais um desafio a encarar. Após um dia percorrendo o maior platô do sul do Brasil, o segundo maior pico do sul do Brasil (Morro da Boa Vista), a nascente do Rio Canoas, e finalizar com o acampamento próximo da borda da serra, de frente com o maior pico de Santa Catarina e próximo à primeira queda de cachoeira que o Rio Canoas, para a equipe não houve preço e nosso comentário continuamente era “aqui só tem esse privilégio quem faz por merecer”. Ao amanhecer o Jef já estava acordando todos para cortejar o nascer do sol, e todos colocaram seus calçados para apreciar o espetáculo que ainda não acabava. O fenômeno nevoeiro se fez presente nesse dia e éramos um dos únicos no Sul do Brasil a cortejar o nascer do sol no primeiro dia de Julho de 2017, para isso tomamos o tempo que fosse para iniciar novamente o trekking do dia. Seguimos sentido Sul percorrendo a margem do Rio Canoas a todo instante na nossa direita e o vale que avistávamos por onde passávamos era como se fosse o jardim do Adão e Eva, intocável e verde. Nosso dia, mais uma vez, nos surpreendeu e mais novidades apareciam, trilha dos índios, cemitério abandonado, cachoeiras gigantescas, vales gigantescos e uma imensa cordilheira de montanhas, dentro disso poucos imprevistos, irrisórios diríamos, dado o tamanho da travessia. O Grupo voava baixo no deslocamento, e quando era pra marchar, era quase trotar, afinal o peso já estava bem reduzido por conta dos alimentos que já foram consumidos, éramos virado em barraca, saco de dormir, roupa e alguma comida. Nossa chegada ao Canion Espraiado (ultimo acampamento) aconteceu cedo, eram 16:40 quando chegamos na casa do senhor Martinho (proprietário das terras), e logo ao chegar a neblina tomou conta da borda do canion, para isso fomos estudar nosso acampamento e percebemos que valeria a pena estudar um local ao passo que iriamos seguindo para o fim da travessia. A surpresa acontece quando ouvimos o barulho de uma caminhonete que através de uma densa neblina apareceu, e não apenas uma mas três, no primeiro esta a Valéria deslocando um grupo de turistas e no segundo veículo estava quem? O Martinho, grande e verdadeiro Homem da Montanha e inspiração de todo nosso grupo Mountain Trace, após um papo cabeça ele nos deu uma carona, e assim nossos últimos 8 quilômetros de travessia foram de turista, e que sorte afinal no meio do caminho tinha um aglomerado de búfalos e nosso cruzamento com eles não seria fácil. Eram 18:00 quando chegamos na frente da casa do Sandro, amigo nosso de data e grande auxiliar em todas as atividades que a equipe já realizou, chegamos em sua residência onde nos cedeu um teto para nosso ultimo acampamento. A noite estava muito fechada, mas nada de chuva, era apenas o fenômeno nevoeiro na qual no dia anterior estávamos acima. Para variar nossa Janta estava de ótimo a perfeito (as notas do grupo) e na visita do Sandro com seu amigo ao nosso acampamento eles gostaram dos alimentos que ainda restavam do grupo no ultimo acampamento, na hora estávamos na sobremesa (tapioca de chocolate com geleia e queijo). No próximo dia o grupo acordou cedo, cada um fez suas firulas pelos campos nas margens do Rio Canoas, visitas as estufas de produtos orgânicos, o Sandro que apareceu com seus cavalos e os preparou para uma cavalgada, os franceses que foram tocar seu violão no Rio, etc. Foi mais um espetacular e proveitoso dia de montanha, e com uma conversa e outra logo conseguimos uma carona com o Francês até a casa do senhor Martinho que conforme combinado iria nos levar até onde iniciamos a Travessia, e no vai e vem, a Thaila nos buscou e seu Pai seguiu a viagem até o Pedra Branca finalizando mais um espetacular evento Mountain Trace.

Montanhistas:

Cláudio Marchewsky Junior

Jefferson Costa

Murilo Kreusch França

Sidney Machado

Alfredo Wagner, 29 a 02 de Julho de 2017.