Caminho de Peabiru

Na sexta feira do dia 13 de abril de 2018 (contradizendo as estatísticas de azar), 5 aventureiros partiram rumo aos Campos do Quiriri iniciando suas jornadas da base do Monte Crista em Garuva/SC. Murilo, lico véio ou lilo, nosso orientador entregou os 3 mapas com curvas de nível do local com o altímetro e principais pontos com suas distâncias, facilitando o deslocamento de todos e havendo apenas pequenos briefings ao longo do trajeto para melhor entendimento do deslocamento através de uma orientação em montanha. Às 8 horas da manha partimos pela rota tradicional até o topo do Monte Crista. Todos percebemos que o trajeto era algo de se admirar mesmo com uma acentuada elevação até o topo, o caminho de pedras nos fez viver o antigo caminho de Peabiru*. Chegamos ao topo às 11hrs e 30min, para espanto do orientador, avistamos o Monte Crista, porém permanecemos em um local com visual ao oeste valorizando o vale com o briefing de orientação pelo local onde iremos percorrer, e uma pequena pausa para um lanche. Logo iniciamos a jornada com o sol a nossa frente pela crista oeste descendo até o vale com uma cachoeira larga e continua, onde avistamos e tomamos o rumo norte pela crista que levava até a Pedra do Lagarto. Esse trajeto lembrava a subida ao Monte Crista, mas ali estávamos expostos ao sol, mas com um visual de tirar o fôlego, todos nós não imaginávamos que seria tão bonito o local, e olha que os meninos são exigentes... Quase na Pedra do Lagarto (1300m de altitude) fizemos uma pausa em um riacho para comer e respirar um pouco, afinal estávamos garantidos com nossa maior preocupação que era as nuvens carregadas que se aproximavam e o escape da montanha para o centro de Garuva, passando pelo Pico Garuva. Às 15hrs e 20min partimos rumo ao nosso topo do dia, que seria aos 1327m de altitude, e logo chegamos e mudamos o rumo de norte para leste, sentido a borda da serra dos Campos do Quiriri e Pico Garuva. As nuvens logo começaram a perturbar as técnicas de orientação em montanha e ficou mesmo apenas no deslocamento pelo mapa topográfico e GPS. Quando era 16hrs e 20min fizemos mais uma pequena pausa antes da descida que seria de 1200m de altitude para 40m de altitude (aja joelho). Acompanhando nosso orientador que passou dificuldades na descida em dois pontos, principalmente até seus 500m de altitude, pois a vegetação ainda era de pequenos arbustos e após o verão e sem passagem continua de pessoas o trajeto estava em vários pontos inavegável, mas as vezes se perder e dar de cara com uma cachoeira a noite também é legal, sqn. O melhor foi o final da trip com os meninos estirados no chão e como bons peregrinos ainda andamos mais um pouco pela BR até nosso objetivo final que era o centro de Garuva para brindarmos a conquista e o maravilhoso dia que rolou para esses 5 verdadeiros Montanhistas. *caminho indígena que ligava vários pontos da américa do sul a machu picchu no Peru e posteriormente muito usado entre os Bandeirantes, Tropeiros, Jesuítas e Peregrinos da época.